Prezados participantes ativos, aposentados, pensionistas e beneficiários, espero que estejam todos bem! Em julho, completamos os primeiros 12 meses à frente da Presidência da Prevdata, uma das mais tradicionais entidades do sistema de previdência complementar fechado. Foram 52 semanas intensas de trabalho, a partir das estratégias alinhadas com o Conselho Deliberativo, em conjunto com as diretorias, lideranças e demais empregados da Prevdata.
O resultado de estudos internos e externos realizados no início da nossa jornada na Entidade ratificou as considerações efetuadas em nosso discurso de posse, ocasião em que tratamos do histórico dos fundos de pensão e do processo de transformação e consolidação pelo qual passam as entidades. Após um amplo mapeamento dos projetos iniciados entre 2010 e 2023, entendemos que as bases estavam estabelecidas para promovermos o grande salto da Prevdata, com vistas a assegurar a sua perenidade. Vale lembrar que os planos administrados pela Entidade têm compromissos a pagar até 2073, no caso do Plano PRV, e até 2102, no caso do Plano CV.
Diante disso, em 2024 nasceu o Projeto 45+, novo rosto da Prevdata, cuja essência está no reposicionamento da Entidade frente aos desafios estabelecidos pela mudança do cenário que envolve a gestão e a perenidade dos fundos de pensão.
Para tanto, consideramos, como uma das principais referências para as equipes internas, passarmos a integrar o seleto grupo das 25% entidades mais bem avaliadas pela Previc, nosso supervisor. Esse movimento envolveu uma reanálise de todos os procedimentos adotados até aquele momento em relação à governança da Prevdata, tendo como alvo as melhores entidades do sistema. Desenvolvemos novos estudos acerca da viabilidade econômico-financeira e do aperfeiçoamento da TI; promovemos a revisão do modelo de gestão de pessoas; estabelecemos novas parcerias técnicas com prestadores de reconhecida competência no mercado; e iniciamos um amplo trabalho visando à redução das despesas administrativas da Entidade.
Além disso, aprofundamos as discussões sobre a gestão dos planos administrados pela Prevdata, em especial o PRV, considerando o processo de saldamento realizado em 2009 e seus desdobramentos econômicos e atuariais ao longo dos últimos 16 anos. A busca permanente pela melhoria da eficiência operacional da Entidade também tem feito parte das ações potencializadas nesse período.
Por fim, nesse momento de reflexão sobre os primeiros 12 meses à frente da Prevdata, reitero meus agradecimentos aos membros do Conselho Deliberativo, cujo suporte estratégico tem sido determinante para este período de transição. De outro lado, agradeço aos participantes ativos, assistidos, pensionistas e beneficiários pela confiança.
Tem sido uma honra servir, neste momento, a uma Entidade que pretende ser um caso de sucesso para o segmento, diante do novo e profundo quadro de mudanças do setor, tendo sempre em mente o compromisso com o nosso principal patrimônio: você!
“Sejamos a mudança que desejamos ver!”
Vida longa à Dataprev! Vida longa à Prevdata!