Com foco no aprimoramento da governança e na análise aprofundada dos riscos associados aos planos de benefícios, a Prevdata instituiu o Comitê de Passivo, por iniciativa de seu presidente executivo, Carlos De Paula.
O COPAS será um espaço técnico permanente voltado à promoção de estudos estruturais e à discussão de temas relevantes à gestão do passivo atuarial da Entidade. Entre suas atribuições, estão a análise crítica de premissas e metodologias, a avaliação de cenários e a formulação de recomendações que contribuam para a sustentabilidade de longo prazo dos planos previdenciários, atuando como instância de assessoramento.
O Comitê de Passivo contará com representantes do corpo técnico da Prevdata, incluindo o Administrador Responsável pelo Plano de Benefícios (ARPB), o atuário interno da Entidade, especialistas internos e convidados, além do atuário externo Daniel Pereira da Silva, profissional de reconhecida experiência no setor.
Segundo o Presidente-Executivo, Carlos de Paula, a criação do Comitê representa um marco importante para a evolução da gestão previdenciária.
“A criação do COPAS foi um importante movimento para aprofundarmos as discussões técnicas e estratégicas acerca da gestão dos planos administrados pela Prevdata.”
O presidente do COPAS e diretor de Administração e Seguridade da Prevdata, Flavio Uchôa, destacou que a iniciativa também amplia a capacidade técnica da Prevdata para antecipar desafios e buscar soluções alinhadas às melhores práticas do setor.
“O Comitê de Passivo será essencial para darmos mais precisão e profundidade às nossas análises, garantindo decisões embasadas e sustentáveis. Ele também fortalece a conexão entre as áreas atuarial e de investimentos da Prevdata, assegurando que as necessidades atuariais sejam conhecidas e consideradas na gestão dos recursos, assim como as estratégias de investimento atendam às demandas dos planos.”
Com essa medida, a Prevdata reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos processos decisórios e a qualidade técnica de suas avaliações atuariais, alinhando-se às exigências e tendências mais modernas da previdência complementar.