Entre os dias 22 e 24 de outubro, a Prevdata marcou presença no 46º Congresso Brasileiro da Previdência Privada (CBPP), promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), em São Paulo.
O evento, considerado o maior encontro do setor na América Latina, reuniu especialistas, dirigentes e representantes de entidades de todo o país para discutir os caminhos da previdência complementar e o papel estratégico da poupança previdenciária no desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Presença institucional e fortalecimento da governança
Representando a Prevdata, participaram do Congresso o Presidente do Conselho Deliberativo, Ubirmar Mendonça; o Presidente do Conselho Fiscal, Humberto Mastucello; o Presidente Executivo, Carlos De Paula; o Diretor de Administração e Seguridade, Flavio Uchoa; e os conselheiros Ary Follain, Caroline Barbosa, Mark Queiroz e Irinilson Junior.
Em sintonia com o Projeto Prevdata 45, que propõe o reposicionamento e a ressignificação da Entidade, os dirigentes estiveram no evento em busca de novas referências, troca de experiências e fortalecimento da governança, além de identificar oportunidades de inovação e aprimoramento da gestão.
A participação reforça o compromisso da Prevdata com o aprendizado contínuo, o diálogo com outras entidades e a construção de uma previdência complementar cada vez mais moderna e inclusiva.
“Participar do Congresso da Abrapp é reafirmar o compromisso da Prevdata com o futuro do setor e com a busca contínua por aprimoramento e boas práticas. É um espaço de aprendizado e de diálogo, fundamental para fortalecermos a previdência complementar como instrumento de segurança financeira e de impacto social”, destacou Carlos De Paula, Presidente Executivo da Prevdata.

Registros do 46º Congresso Brasileiro da Previdência Privada (CBPP)
Inclusão e proteção social em pauta
Com o tema “Previdência de Impacto: Inclusão & Proteção Social”, o Congresso deste ano destacou a importância de ampliar o acesso da população aos planos de previdência e de debater os desafios do setor diante das mudanças no mercado de trabalho, da evolução tecnológica e das transformações demográficas.
Durante o evento, os membros da Diretoria e dos Conselhos da Prevdata acompanharam painéis sobre inovação, governança, ética, sustentabilidade e transformação digital, além de conhecer boas práticas e iniciativas que vêm fortalecendo o sistema de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
Vozes da Prevdata no Congresso
Os representantes da Prevdata destacaram a relevância do evento para o fortalecimento institucional, a inovação e o aprimoramento contínuo da Entidade e do setor.
“Um congresso de integração e envolvimento do segmento de previdência complementar fechada, uma troca de conhecimento intensa e muito rica.”
— Ubirmar Mendonça, Presidente do Conselho Deliberativo
“Mais uma vez o Congresso da Abrapp ratifica, com enorme lucidez, a imperiosa e necessária atitude de permanecer em constante mudança e atualização no negócio de previdência complementar. Participar de discussões, painéis e workshops permitiu acesso a novos insights, com ideias inovadoras e tendências emergentes em nossa forma de nos comunicarmos.”
— Humberto Mastucello, Presidente do Conselho Fiscal
“Participar do Congresso da Abrapp foi uma experiência muito enriquecedora. É sempre inspirador trocar ideias com profissionais que compartilham o mesmo propósito de fortalecer e modernizar o sistema de previdência complementar.”
— Flavio Uchoa, Diretor de Administração e Seguridade
“O Congresso é uma oportunidade única de aprendizado, de descoberta do que está surgindo de novo, não só no segmento, mas no mundo. E, importantíssimo: é uma grande oportunidade de networking, de fazer e rever contatos, de ouvir o que outras entidades estão fazendo e mostrar também o que a Prevdata faz de bom. Voltamos para casa com energia renovada e plenos de novas ideias para aplicar!”
— Ary Follain, Conselheiro
“O 46º Congresso Abrapp oportunizou um ambiente para o fomento do importante debate acerca da longevidade e das transformações do mercado de previdência complementar, adequado às novas percepções geracionais, que buscam viver um amanhã com qualidade e bem-estar.”
— Caroline Barbosa, Conselheira
“O 46º Congresso da Abrapp foi um chamado à consciência coletiva: em um mundo que envelhece e muda rapidamente, precisamos cultivar hoje os alicerces do amanhã. A previdência privada tem o poder de transformar o futuro em segurança, dignidade e esperança — e as entidades devem estar prontas para liderar esse movimento.”
— Irinilson Junior, Conselheiro
“O Congresso da Abrapp é um encontro de conhecimento e inovação, onde novidades inspiram soluções que moldam o futuro da previdência complementar.”
— Mark Queiroz, Conselheiro
Com mais de 5 mil participantes e dezenas de palestras e painéis simultâneos, o 46º CBPP reforçou o papel da previdência complementar como ferramenta essencial para a inclusão, a sustentabilidade e a proteção social no Brasil.
 
                            