A rentabilidade dos planos previdenciários da Prevdata apresentou desempenho superior à média registrada pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs) entre os anos de 2015 e 2024. A comparação leva em conta dados do Relatório Gerencial de Previdência Complementar (RGPC), publicado pela Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência.
Segundo o levantamento, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), categoria à qual a Prevdata pertence, acumularam retorno médio de 169,5% no período analisado. Já as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs), como as seguradoras, registraram 123,8%.
Na Prevdata, os resultados acumulados no mesmo intervalo foram de 191,99% no Plano PRV e 133,03% no Plano CV, conforme ilustrado pelo gráfico abaixo.
A equipe de investimentos da Prevdata alerta que, por se tratar de um investimento voltado à formação de poupança de longo prazo, a análise da rentabilidade de planos previdenciários deve considerar períodos estendidos. Isso permite uma avaliação mais precisa da estratégia de investimentos e da capacidade de geração de retorno ao longo do tempo, reduzindo o impacto de oscilações pontuais do mercado.
Os dados apresentados estão em linha com os relatórios mensais publicados pela Prevdata, que relatam o desempenho dos seus planos com o segmento aberto, com base em informações da consultoria Aditus.
A rentabilidade mensal dos planos da Prevdata pode ser acompanhada no site da Entidade. Acesse aqui.