Carlos de Paula e Cicero Dias

Prevdata participa do lançamento da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento das EFPCs, marco histórico para o setor

27/08/2025

O presidente executivo da Prevdata, Carlos De Paula, participou, em 26 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. A iniciativa cria um espaço permanente de diálogo entre o Legislativo e o setor, representando um marco histórico para a previdência complementar fechada.

Carlos de Paula, Presidente Executivo da Prevdata, e Cícero Dias, Diretor-Presidente da Funspresp

A Frente Parlamentar tem o objetivo de aprofundar debates estratégicos, acompanhar projetos de lei e fortalecer o sistema, ampliando sua relevância no cenário econômico e social brasileiro. O evento contou com a presença de parlamentares como Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Tadeu Veneri (PT-PR) e Erika Kokay (PT-DF), que reforçaram o apoio à construção de uma agenda legislativa alinhada às necessidades do setor.

Para Carlos De Paula, a data marca um ponto histórico para os fundos de pensão desde a publicação do Decreto-Lei nº 6.435/77. “Nas últimas décadas, vários ajustes estruturais no sistema foram impulsionados por agendas sensíveis e, em certas oportunidades, prejudiciais à gestão das entidades, em decorrência do desconhecimento do funcionamento do sistema por parte dos poderes Judiciário e Legislativo. É a primeira vez, desde o marco regulatório de 1977, que observamos uma convergência suprapartidária, em um ano pré-eleitoral, entre parlamentares de diferentes correntes. Esse é um importante sinal de amadurecimento do Congresso Nacional, pavimentando o caminho para o fortalecimento da previdência privada brasileira. Ganham os fundos de pensão, ganha a sociedade e ganha o Brasil!, afirmou o executivo.

A presença da Prevdata neste momento histórico reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento dos fundos de pensão em benefício dos trabalhadores, especialmente das 12 mil vidas atendidas pelos dois planos de benefícios.