Desmistificando os investimentos: um olhar sobre as Políticas de Investimentos dos planos da Prevdata

03/07/2025

As Políticas de Investimentos dos planos geridos pela Prevdata são elaboradas cuidadosamente de forma que a entidade exerça suas atividades com boa-fé, lealdade, diligência, tempestividade e prudência para que os recursos dos participantes na entidade sejam aplicados com foco no longo prazo.

Em vez de buscar ganhos rápidos por meio de movimentações de curto prazo, a gestão adota estratégias que respeitam as características de cada plano e os compromissos assumidos com os participantes ao longo dos anos. Vale destacar que estes documentos são revisados, no mínimo, anualmente e aprovadas pelo Conselho Deliberativo da entidade, com suporte do Comitê de Investimentos e de consultorias especializadas, em conformidade com as normas da previdência complementar.

Outro aspecto importante da gestão é a diversificação dos investimentos e a gestão dos riscos, que contribuem significativamente para a robustez e a resiliência dos planos. Além disso, a Prevdata está comprometida com práticas de responsabilidade socioambiental e de governança (ASG), essenciais para um futuro sustentável.

No Plano PRV Saldado, o principal objetivo é casar ativos e passivos, ou seja, ajustar os recursos investidos aos compromissos financeiros futuros. Dessa forma, objetiva-se a estabilidade do plano e evitar surpresas.

Já no Plano CV – Prevdata II, mesmo com muitos ativos sendo marcados a mercado (o que significa que seus valores variam diariamente com o tempo, porém, esses movimentos não significam necessariamente perdas ou ganhos reais — são variações temporárias no valor. Quando o plano mantém esses investimentos até o seu vencimento, conforme é a estratégia adotada pela Prevdata, os ativos tendem a rentabilizar de acordo com o valor contratado no momento da alocação). O compromisso com o longo prazo proporciona ao participante os frutos gerados a partir de alocações estratégicas, em que, por exemplo, a valorização dos ativos se apropria do ganho sobre os juros mais um adicional (prêmio), resultando em um retorno que, no curto prazo, não seria possível.

Para entender melhor o funcionamento dessas políticas, assista ao trecho a seguir da apresentação “Investimentos Prevdata: gestão, resultados e perspectivas”, com a fala de Carlos Eduardo Villar, Diretor de Administração e Finanças.

Continue aprendendo e desmistificando o universo dos investimentos da Prevdata! Clique aqui e confira a playlist completa de cortes da apresentação no canal do YouTube.