A duration do Plano PRV é, atualmente, 10,65 anos. O que isso significa?

17/06/2021

As mudanças no Plano de Custeio do Plano PRV Saldado em 2021, com a criação de uma nova contribuição extraordinária (de 2,65% sobre os benefícios) com vigência de acordo com a duration do plano (atualmente em 10,65 anos), fizeram com que alguns assistidos se perguntassem: o PRV só vai pagar benefícios pelos próximos 10 anos? A resposta é NÃO. E a explicação depende do entendimento do conceito de duration, que é mais complexo do que o seu significado literal em português (duração) e, não à toa, é utilizado em inglês mesmo.

Duration é um indicador da duração do passivo de um plano, correspondendo à média dos prazos para pagamento dos benefícios. Num plano, é comum haver assistidos com projeção de recebimento de seus benefícios por mais 20, 30 anos ou mais, bem como outros assistidos com idade mais avançada e perspectiva de prazos de recebimento bem menores. A duration indica a média desses prazos numa determinada data em que é calculada.

A cada ano, a avaliação atuarial do plano leva em conta dados atualizados de seus assistidos e, com isso, obtém-se uma nova média como resultado. Por isso, a duration pode variar no tempo.

Assim, uma duration de 10,65 anos hoje não significa que o PRV pagará todos os seus benefícios até meados de 2031, mas que essa é a média atual dos prazos dos compromissos da Prevdata com seus assistidos, podendo haver benefícios com pagamento previstos para 20 ou mais anos à frente, que serão igualmente honrados pela Entidade.

Aliás, é importante lembrar que os planos de benefícios administrados pela Prevdata continuam apresentando índices de solvência adequados. Na gestão do Plano PRV Saldado, a Entidade aplica as melhores práticas do segmento de previdência complementar, com a análise de diversas variáveis atuariais que deixam claras tanto a sua situação de equilíbrio técnico quanto a sua perenidade para o cumprimento das obrigações com todos os participantes.

Para saber mais sobre as mudanças no custeio do Plano PRV para 2021 acesse aqui.